O Sistema Nacional de Empregos de Contagem (Sine) encaminhou mais de 1.500 trabalhadores para concorrer a vagas de emprego nos três primeiros meses do ano. De acordo com o Sine, para cada vaga disponibilizada são encaminhados de três a cinco candidatos, conforme normas do Ministério do Trabalho.
“A cada vaga de emprego enviamos três a cinco candidatos para a empresa selecionar. Por isso, temos um número superior de encaminhamentos em relação ao número de vagas”, afirmou Antônio Lambertucci, subsecretário de Trabalho e Geração de Renda, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Geração de Renda.
Fevereiro registrou uma alta no número de encaminhamentos, totalizando 653. O valor é 56% maior do que o registrado no mês anterior, que contabilizou 418 candidatos encaminhados. Em março, 448 encaminhamentos foram realizados.
De janeiro a março, o Sine disponibilizou 757 vagas de emprego. O segundo mês do ano registrou o maior número, com 385 oportunidades, seguido de março, com 199, e janeiro, com 173. “Mesmo diante de todas as dificuldades da pandemia, conseguimos dar um bom encaminhamento no número de candidatos. Com a onda roxa, o atendimento passou a ser remoto e tivemos que fazer escalas reduzidas de funcionários. Devido à alta procura de vagas, estamos reorganizando o serviço para melhor atender os trabalhadores e trabalhadoras de Contagem. Nos próximos dias deve ser divulgado o novo funcionamento do Sine”, explicou Antônio.
O subsecretário de Trabalho e Geração de Renda explica que diversas parcerias que a Prefeitura vem fechando favorece o aumento no número de vagas. “A Prefeitura contratou uma empresa para fazer a capina no município. Isso proporcionou a abertura de 100 vagas de empregos para a população de Contagem. Além de realizar um serviço importante para a cidade, a gestão municipal também está gerando emprego para a população”, disse.
Desde o primeiro dia de governo, a prefeita Marília Campos não tem medido esforços para construir junto com a cidade um plano para a retomada econômica do município. Um grande exemplo é a criação do programa Pacto pela Vida, que nasceu com o propósito de envolver toda a cidade nesse momento de crise sanitária e econômica. Para Contagem não fechar, você tem que ajudar. Esse foi o mote da campanha e a prefeita Marília promoveu o engajamento, realizando várias reuniões com todo o setor produtivo da cidade. A ideia é sempre buscar apoio para fortalecer a iniciativa.
Os empresários concordaram e assumiram com a prefeita a participação na campanha, que previa deixar a cidade aberta para continuar gerando renda e garantindo os empregos. Assim ficou acordado antes do agravamento da pandemia e da adoção da onda roxa. Funcionamento
Mesmo com a divulgação do Decreto 102/2021, que orienta sobre as novas regras para o funcionamento das atividades não-essenciais na cidade, o Sine de Contagem continuará com o funcionamento dos serviços oferecidos remotamente. Somente a emissão de carteira de identidade será feita presencialmente, mediante a agendamento pelo telefone (31) 3198-3000. As vagas de emprego serão solicitadas somente via telefone.
Será permitida a emissão de carteira de identidade somente em quatro casos específicos: solicitar medicamentos, consulta ou tratamento médico, na rede pública ou privada de saúde; cumprir exigências das relações de trabalho ou emprego; realizar viagens nacionais ou internacionais à trabalho ou para tratamento de saúde; ou fins de recebimentos de Auxílios Emergenciais do Governo e Fundo de Garantia.
O requerimento do seguro desemprego poderá ser solicitado via aplicativo SINE Fácil e CTPS Digital ou por meio do site www.empregabrasil.mte.gov.br. As dúvidas poderão ser esclarecidas pelo telefone 3198-3000.